Guia SaÚde Blog

Impedanciometria: Em que consiste o exame? - Otorrinolaringologista Limeira
Impedanciometria: Em que consiste o exame? - Otorrinolaringologista Limeira

Impedanciometria: Em que consiste o exame? - Otorrinolaringologista Limeira

A impedanciometria é um exame que tem como objetivo realizar a medição tímpano-ossicular e do reflexo estapédio. O exame verifica a função da orelha média através da movimentação da membrana timpânica, permitindo identificar de forma precisa diversas patologias. O procedimento é totalmente indolor, realizado com a utilização de uma sonda, inserida na entrada do conduto auditivo externo.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Otorrinolaringologistas, prontos para a realização do exame de impedanciometria e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Otorrinolaringologistas certificados e verificados, prontos para te assistir.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Otorrinolaringologista e te ajudar a realizar o exame com mais praticidade, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Otorrinolaringologista Limeira e ao exame como Impedanciometria  Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: O que é Impedanciometria? - Impedanciometria Limeira

O exame de impedanciometria é composto por dois procedimentos: a timpanometria e a pesquisa do reflexo acústico. Na timpanometria, a integridade da membrana timpânica, as estruturas da orelha média e tuba auditiva, que liga a orelha à faringe, são avaliadas pelo Otorrinolaringologista Limeira. Já na pesquisa do reflexo acústico, são avaliadas as condições da orelha média até a região do complexo olivar superior - uma das estruturas auditivas mais complexas, verificando a resposta do paciente aos estímulos sonoros.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como o exame é realizado? - Impedanciometria Limeira

O procedimento é realizado através da colocação de uma pequena sonda no conduto auditivo externo de uma das orelhas e de um fone na outra orelha. Através da sonda é injetada uma ligeira pressão no conduto auditivo externo, e pelo fone o paciente ouve os estímulos sonoros. A sonda é ligada ao imitanciômetro, um aparelho que capta os movimentos da membrana timpânica e a intensidade de reflexo acústico. 

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como o paciente deve se preparar para o exame? - Impedanciometria Limeira

O preparo para o exame de impedanciometria consiste apenas em não utilizar fones de ouvido e evitar a exposição a ruídos constantes, de alta intensidade, nas 14 horas que precedem o exame.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Para que serve o exame? - Impedanciometria Limeira

O exame de impedanciometria serve para avaliar a membrana timpânica e os ossículos do ouvido médio, possibilitando ao Otorrinolaringologista Limeira identificar e/ou avaliar infecções, disfunção tubária e reflexos auditivos. O exame também pode ser realizado como rotina, avaliando a necessidade de uma cirurgia no ouvido ou para confirmar resultados de uma audiometria. 

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: O que leva a um médico a solicitar a uma impedanciometria e o que pode acontecer caso o paciente demore a realizar o exame? - Impedanciometria Limeira

Quando um Otorrinolaringologista solicita a impedanciometria ele precisa desconfiar se há algum problema no ouvido médio, o que só pode ser verificado através do exame. Os principais sinais que devem ser observados e relatados pelo paciente ao Otorrinolaringologista Limeira são:

 

  • Zumbido e dores recorrentes no ouvido;
  • Presença de pus ou sangue;
  • Náuseas, vertigem, tontura e perda do equilíbrio;
  • Dificuldade ou perda auditiva;
  • Otite;
  • Paralisia facial;
  • Alergias respiratórias;
  • Otosclerose.

 

A Impedanciometria Limeira também é recomendada durante o pré e no pós-operatório de procedimentos cirúrgicos na orelha média. A demora na realização do exame pode acarretar na demora do tratamento mais adequado e, dependendo do problema, esse adiamento pode causar a ruptura do tímpano por excesso de líquido ou a sensação de ouvido tampado.


Lembre-se: Você pode encontrar Otorrinolaringologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Otorrinolaringologista Limeira ou  Impedanciometria Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Otorrinolaringologista - Impedancionetria
Limeira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email