Guia SaÚde Blog

Para que serve o teste de audiometria tonal e vocal? - Otorrinolaringologista Limeira
Para que serve o teste de audiometria tonal e vocal? - Otorrinolaringologista Limeira

Para que serve o teste de audiometria tonal e vocal? - Otorrinolaringologista Limeira

Seja por decorrência de traumas externos ou pelo próprio processo de envelhecimento natural do nosso organismo, com o passar dos anos nossa audição pode se tornar cada vez mais comprometida e para que a nossa capacidade auditiva não seja totalmente afetada, precisamos adotar algumas medidas preventivas, como por exemplo, realizar  exames médicos que nos possibilitem identificar possíveis alterações em nossa saúde auditiva. Um dos exames mais comuns é a audiometria tonal e vocal.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Otorrinolaringologistas, prontos para a realização do exame de audiometria tonal e vocal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Otorrinolaringologistas certificados e verificados.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Otorrinolaringologista e te ajudar a realizar o exame com mais praticidade, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Otorrinolaringologista Limeira e ao exame como Audiometria tonal e vocal Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Para que serve o exame? - Audiometria tonal e vocal Limeira

O exame de audiometria tem como objetivo avaliar a audição do paciente, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons ou palavras. O teste permite detectar possíveis alterações auditivas, especialmente em pessoas que trabalham em ambientes muito barulhentos, auxiliando o Otorrinolaringologista Limeira a indicar as medidas preventivas ou os tratamentos mais adequados para cada caso.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quando o exame é indicado? - Audiometria tonal e vocal Limeira

A audiometria é indicada para pacientes com suspeita de perda auditiva ou que sofreram traumas, como perfuração no tímpano, infecções, uso excessivo de determinados medicamentos, pessoas com histórico familiar de perda auditiva, entre outros fatores.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quais são os principais tipos de audiometria? - Audiometria tonal e vocal Limeira

Existem dois tipos de audiometria: a tonal e a vocal. A audiometria tonal avalia a capacidade auditiva do paciente em relação a sons emitidos, em diferentes frequências, que variam entre os 125 e os 8000 Hz. É um exame imprescindível para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diversas doenças auditivas.

 

Já a audiometria vocal, avalia a capacidade que o paciente possui para compreender determinadas palavras e distinguir determinados sons, com diferentes intensidades. O Otorrinolaringologista examinador emite sons orais para que o paciente demonstre sua percepção e compreensão da fala, cabendo ao examinado repetir as palavras ditas pelo examinador. É um exame complementar à audiometria tonal.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como é feito o exame? - Audiometria tonal e vocal Limeira

O exame de audiometria tonal é realizado com o paciente em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes. O examinador e o paciente ficarão em  contato visual.

 

Durante o exame, o paciente coloca um fone de ouvido de alta precisão e em seguida, o Otorrinolaringologista examinador irá emitir sons em diferentes escalas de decibéis para que o paciente informe ao avaliador se escuta ou não os sons emitidos, nas diferentes frequências e intensidades. Geralmente, isso é feito por meio de sinais previamente combinados, como por exemplo, levantar a mão.

 

Já no exame de audiometria vocal, o paciente examinado deve repetir as palavras ditas pelo examinador. O resultado dos exames é expresso em um gráfico, denominado audiograma, que revela a capacidade auditiva do paciente. 

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como devo me preparar para o exame? - Audiometria tonal e vocal Limeira

O exame é indolor e tem a duração de aproximadamente meia hora. O processo de preparação para a audiometria é bem simples, consistindo basicamente em ter uma boa noite de sono no dia anterior ao exame e procurar ficar em repouso acústico, evitando ambientes com ruídos muito altos no dia anterior e no dia do exame.

 

A audiometria tonal e vocal é um exame fundamental para identificar perdas auditivas leves e profundas. Logo, ao menor sinal de problemas na audição, recomendamos que você busque ajuda do Otorrinolaringologista Limeira para evitar maiores complicações e garantir que sua capacidade auditiva dure por muito mais tempo.


Lembre-se: Você pode encontrar Otorrinolaringologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Otorrinolaringologista Limeira ou  Audiometria tonal e vocal Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Otorrinolaringologista - Audiometria tonal e vocal
Limeira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email