Guia SaÚde Blog

Como é feita a remoção de pintas? - Dermatologista Joinville
Como é feita a remoção de pintas? - Dermatologista Joinville

Como é feita a remoção de pintas? - Dermatologista Joinville

Popularmente conhecidas como pintas, os nevos melanocíticos, são pequenas lesões formadas pela concentração anormal de melanócitos, as células responsáveis pela produção de melanina. Embora muitas vezes essas marquinhas sejam consideradas charmosas e de fato sejam, em sua maioria benignas,  algumas dessas manifestações podem estar associadas ao câncer de pele, exigindo que o paciente seja submetido a um procedimento para remoção de pintas.

 

A remoção de pintas é indicada pelo dermatologista apenas em casos específicos, quando estas se multiplicam de forma acelerada, o que pode ser um indício de melanoma. As pintas podem ser decorrentes de marcas de nascença, ou aparecer ao longo da infância e também na fase adulta, estando muitas vezes associada à exposição solar e predisposição genética.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 9.685 Dermatologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Dermatologistas 100% qualificados e verificados, no município de Joinville, especialistas na Remoção de Pintas Joinville

 

Palavras-chave: Remoção de Pintas, Dermatologista, Joinville, Dermatologista Joinville, Remoção de Pintas Joinville.

 

  • Dermatologista Joinville: Quais tipos de pintas podem ser removidas? - Remoção de Pintas Joinville

De modo geral, as pintas podem ser removidas por questões estéticas ou porque possuem o potencial de se transformar em um câncer de pele. Cabe ao Dermatologista Joinville realizar uma avaliação individual de cada caso e identificar as chances de malignidade. Uma das principais técnicas utilizadas para isso é o teste ABCDE, o qual se baseia na avaliação dos seguintes critérios:

 

- Assimetria;

- Bordas;

- Coloração;

- Diâmetro;

- Evolução.

 

Além desta avaliação, o Dermatologista Joinville também pode indicar a realização de uma dermatoscopia, um método de visualização no qual se utiliza um dermatoscópio para ampliar a imagem em até 20 vezes, permitindo assim a observação das camadas mais profundas da pele e possibilitando a avaliação das características das lesões, bem como da identificação da necessidade de realizar a cirurgia para remoção de pintas.

 

  • Dermatologista Joinville: Qual a relação entre pintas e risco de melanoma? - Remoção de Pintas Joinville

O surgimento de pintas irregulares é considerado um marcador de risco para o desenvolvimento de melanoma, um tipo de câncer maligno e bastante agressivo, que pode se espalhar pelas demais estruturas da pele e por todo o organismo.

 

Por ser considerado grave e com alto risco de se espalhar, o melanoma deve ser diagnosticado e tratado o mais rápido possível. O ideal é que todas as pessoas que possuem pintas façam a avaliação destas com o Dermatologista Joinville uma vez por ano, especialmente aqueles que possuem histórico familiar de câncer de pele.

 

Qualquer pinta nova ou que tenha alteração no seu formato, coloração, tamanho ou espessura deve ser avaliada por um especialista. 

 

  • Dermatologista Joinville: Como é feita a remoção de pintas? - Remoção de Pintas Joinville

A maioria das pintas podem ser removidas cirurgicamente, mas no caso de pintas de pequeno porte, também é possível realizar uma técnica de excisão, conhecida como shaving, em que se faz uma espécie de raspagem superficial ao redor do sinal com um bisturi, podendo ser usada em lesões benignas ou malignas, sem que haja a necessidade de levar pontos após o procedimento. 

 

Quando a avaliação ABCDE e a dermatoscopia apontam para um risco elevado de melanoma, a cirurgia para remoção de pintas passa a ser indicada. O procedimento pode ser realizado a partir de diferentes técnicas, que variam de acordo com o formato, tamanho, localização e o aspecto da lesão.

 

A retirada cirúrgica de pintas é feita de forma indolor, com o paciente sob efeito de anestesia local. Com ajuda de um bisturi, o Dermatologista Joinville faz um pequeno corte ao redor da pinta, com cerca de 2 a 4 milímetros. O material extraído é encaminhado para exame histopatológico para determinar se as margens estão livres de tumores, e a ferida resultante é fechada com pontos.

 

Existe a chance de que o procedimento deixe uma pequena cicatriz, o que dependerá de uma série de fatores, como a experiência do cirurgião, o próprio organismo do paciente e os cuidados empregados no pós-operatório. Caso a cirurgia para remoção de pintas tenha caráter apenas estético, um tratamento a laser também pode ser realizado para remover o nevo por meio da cauterização.

 

  • Dermatologista Joinville: Quais são os principais cuidados pós-cirúrgicos? - Remoção de Pintas Joinville

A recuperação do paciente dependerá do tamanho do sinal e do nível de malignidade do nevo retirado. O pós-operatório de feridas pequenas costuma ser muito mais simples e rápido, já que não há a necessidade de pontos. No entanto, nos casos de cortes que necessitam de suturas, a principal recomendação é higienizar bem a área operada, retornando ao consultório do Dermatologista Joinville em torno de sete a quinze dias para retirada dos pontos.

 

Outros cuidados recomendados no pós-cirúrgicos são:

 

- Fazer uso frequente do protetor solar

- Evitar a exposição excessiva aos raios ultravioleta durante o período de recuperação;

- Realizar o autoexame regularmente à procura de novas pintas ou manchas suspeitas na pele.


Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologistas Joinville ou Remoção de Pintas Joinville, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Dermatologia - Remoção de pintas
Joinville

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email