Guia SaÚde Blog

Quais são os riscos da otoplastia? - Especialistas em Otoplastia Joinville
Quais são os riscos da otoplastia? - Especialistas em Otoplastia Joinville

Quais são os riscos da otoplastia? - Especialistas em Otoplastia Joinville

Otoplastia é  a cirurgia para a correção das famosas “orelhas de abano”, sendo indicada em casos de assimetria na forma, no tamanho e/ ou na angulação da orelha, mas que também pode ser recomendada em casos de malformações congênitas e deformidades pós-traumáticas.

 

Normalmente, a cirurgia pode ser realizada a partir dos seis anos, uma vez que o crescimento das orelhas chega a quase 100% do tamanho final nesta idade, porém somente um cirurgião plástico especialista no procedimento poderá examinar as estruturas da orelha do paciente e indicá-la.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.500 cirurgiões plásticos registrados, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), e você pode encontrar um cirurgião plástico 100% qualificado e verificado no município de Joinville, no estado de Santa Catarina.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Otoplastia Joinville 

Você está procurando por um cirurgião plástico 100% qualificado e verificado? Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um especialista em otoplastia, em Joinville.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Otoplastia, Cirurgião Plástico, Especialista em Otoplastia, Joinville.



  • Como a cirurgia é realizada? - Otoplastia Joinville

A otoplastia é realizada com a aplicação de anestesia local ou geral, sendo essa última indicada para pacientes crianças. No procedimento, o cirurgião plástico realiza uma pequena incisão na parte posterior da orelha, seguido pela dobra natural da mesma. Nos casos onde o paciente busca minimizar as famosas "orelhas de abano”, o cirurgião pode realizar a remoção do excesso de pele, enfraquecendo a cartilagem, a fim de torná-la menos rígida.

 

Em alguns casos, o cirurgião plástico pode remover parte da cartilagem e tecidos sobressalentes, diminuindo assim as orelhas. Na parte final do procedimento, utilizando pontos, o cirurgião plástico fixa a cartilagem na parte posterior da orelha, concedendo um novo ângulo para a orelha.

 

O fechamento da incisão é realizado por meio de pontos cirúrgicos que, posteriormente, serão retirados. A duração média do procedimento gira em torno de 60 minutos e a internação hospitalar necessária varia entre 6 a 12 horas, com o paciente podendo ser liberado no mesmo dia.

 

  • Existem contraindicações para a otoplastia? - Otoplastia Joinville

A otoplastia é contraindicada nos casos de pacientes que:

- Possuem predisposição a queloides ou a cicatrizes inestéticas;

- São expostos de forma recorrente e excessiva a raios solares;

- Possuem doenças autoimunes, ou que tenham apresentado alterações significativas nos exames pré-operatórios, relacionadas principalmente a problemas de coagulação, diabetes e/ou hipertensão fora de controle;

- Apresentam cardiopatias.

 

Em razão desses fatores, todos os pacientes devem ser analisados individualmente pelo cirurgião plástico responsável, a fim de evitar todas as complicações que possam ser advindas de anestesias ou de intercorrências cirúrgicas como hematomas, alergias e infecções. Além disso, o pós-operatório também necessita de alguns cuidados, os quais iremos abordar a seguir.

 

  • Quais são os principais cuidados no pós operatório da Otoplastia? - Otoplastia Joinville

O pós-operatório da otoplastia é relativamente simples e não exige muitos cuidados especiais, uma vez que se trata de um procedimento pouco invasivo e praticamente indolor. Porém, no caso de crianças vale destacar a importância de um acompanhamento mais rigoroso dos pais, principalmente em relação aos movimentos dos pequenos, que podem comprometer todo o resultado.

 

Nos dois primeiros dias, o paciente pode ter sua cabeça mantida enfaixada, com o objetivo de proteger a região operada. Porém, passadas as primeiras 48 horas, as bandagens podem ser removidas e o paciente pode até mesmo tomar um banho completo. Além disso, nos 30 dias subsequentes à realização do procedimento, recomenda-se o uso de bandagens de malha para proteção do local operado, minimizando os traumas causados durante o sono.

 

  • Quais são os principais riscos da otoplastia? - Otoplastia Joinville

A cicatrização inestética é um dos principais riscos da otoplastia, sendo um problema que afeta com mais frequência pacientes com tendência à formação de queloides e cicatrizes hipertróficas. No entanto, esse fator não é considerado um impedimento para a realização da cirurgia, já que as cicatrizes do procedimento ficam escondidas atrás das orelhas.

 

Outro risco da otoplastia está relacionado ao formato de “abano”, que pode voltar após o procedimento, embora as chances sejam mínimas. Existem também riscos relacionados à anestesia, criando a necessidade da realização de uma série de exames prévios ao procedimento.

 

Quando bem indicada e executada por um cirurgião plástico 100% qualificado e verificado, os riscos da otoplastia são mínimos e o resultado será o melhor possível.


Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgião Plástico Joinville, Otoplastia Mamária Joinville, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Cirurgião Plástico - Otoplastia
Joinville

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email