Guia SaÚde Blog

Quais são os primeiros sinais do câncer de pele? - Dermatologista Joinville
Quais são os primeiros sinais do câncer de pele? - Dermatologista Joinville

Quais são os primeiros sinais do câncer de pele? - Dermatologista Joinville

O câncer de pele corresponde a 33% de todos os casos de câncer diagnosticados no Brasil, com aproximadamente 185 mil novos casos registrados por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é provocada pelo crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a pele. A dermatologia é uma especialidade médica vasta, na qual o especialista está capacitado para diagnosticar, tratar e prevenir inúmeras doenças da pele, como por exemplo o câncer de pele.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 9.685 Dermatologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Dermatologistas 100% qualificados e verificados, no município de Joinville, especialistas no tratamento do Câncer de Pele Joinville

 

Palavras-chave: Câncer de Pele, Dermatologista, Joinville, Dermatologista Joinville, Câncer de Pele Joinville.

 

  • Dermatologista Joinville: Quais são os principais tipos de câncer de pele? - Câncer de Pele Joinville

 

- Carcinoma Basocelular:

É o tipo de câncer mais prevalente, consistindo em tumor maligno e de fácil prognóstico. Suas lesões são habitualmente avermelhadas e brilhantes, semelhantes a cicatrizes. Além disso, elas são frágeis e sangram com facilidade, mas raramente esse tipo de câncer se dissemina pelo corpo.

 

- Carcinoma espinocelular:

Normalmente, trata-se de uma lesão avermelhada, com crescimento acelerado e superfície áspera, com a presença de cascas. Também pode se apresentar como uma ferida que não se cicatriza, acometendo a boca e outras mucosas. Esse tipo de câncer pode se transformar em metástases, o que requer o acompanhamento constante ao longo do tratamento.

 

- Melanoma:

Tem origem nas células responsáveis pela produção de melanina, a substância responsável por dar pigmentação à pele, protegendo contra a radiação ultravioleta.

 

O melanoma é um tumor maligno de cor escura,  extremamente agressivo e se não for diagnosticado precocemente, pode se transformar em metástase e levar a óbito.

 

A hereditariedade desempenha um papel central no desenvolvimento do melanoma, aumentando o risco de desenvolvimento da doença nos casos onde o melanoma foi registrado em parentes de primeiro grau.

 

  • Dermatologista Joinville: Quais são os primeiros sinais do câncer de pele? - Câncer de Pele Joinville

O câncer da pele pode apresentar uma aparência semelhante a pintas, eczemas ou a outras lesões benignas. Por isso, o autoconhecimento é de suma importância para identificar novas pintas no corpo, o que faz toda a diferença no diagnóstico. Somente após um exame clínico ou uma biópsia, realizado pelo Dermatologista Joinville, será possível diagnosticar o câncer da pele. Os principais sintomas do câncer de pele são:

 

  • Lesões na pele, com de aparência elevada, translúcida, brilhante, e de cor avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, que sangra com facilidade;

 

  • Pintas pretas ou castanhas, que mudam de cor, textura, são irregulares nas bordas e aumentam de tamanho;

 

  • Manchas ou feridas que não se cicatrizam e continuam a crescer, seguidas de coceira, crostas, erosões ou sangramentos.

 

Além desses, os melanomas metastáticos podem apresentar sinais e sintomas como, nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abdominais e de cabeça, por exemplo. Em caso de sinais suspeitos, deve-se procurar sempre um Dermatologista em Joinville.

 

  • Dermatologista Joinville: Como é realizado o tratamento do câncer de pele? - Câncer de Pele Joinville

Todos os tipos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados de maneira precoce, mesmo que sejam de baixa letalidade. Atualmente, existem diversas opções terapêuticas para o tratamento dos cânceres de pele não-melanoma. A via de tratamento escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas os carcinomas basocelulares e espinocelulares podem ser tratados através de procedimentos simples. Os mais comuns são:

 

Cirurgia excisional: Consiste na remoção do tumor com um bisturi. Os tecidos são removidos e examinados ao microscópio, para verificar se foram extraídas todas as células cancerosas. A técnica possui altos índices de cura, e pode ser empregada no caso de tumores recorrentes.

 

Curetagem e eletrodissecção: Destinada para o tratamento de tumores menores e pouco invasivos, promovendo a raspagem da lesão com cureta, enquanto um bisturi elétrico destrói as células cancerígenas. Para não deixar vestígios de células tumorais, o procedimento é repetido algumas vezes.

 

Criocirurgia: Promove a destruição do tumor por meio do congelamento com nitrogênio líquido. A técnica é uma boa opção para tratar tumores pequenos ou recorrentes, sem a necessidade de cortes ou sangramentos.

 

Cirurgia a laser: Consiste na remoção a laser das células tumorais. Por não causar sangramentos, é uma opção eficiente para aqueles que têm desordens sanguíneas.

 

Cirurgia Micrográfica de Mohs: O Dermatologista Joinville retira o tumor e um fragmento de pele ao redor com uma cureta. Na sequência, esse material é analisado no microscópio. O procedimento é repetido sucessivamente, até não restarem vestígios de células tumorais.  A técnica preserva boa parte dos tecidos sadios, e é indicada para casos de tumores mal delimitados ou em áreas críticas principalmente do rosto, onde cirurgias amplas levam a cicatrizes extensas e desfiguração.

 

Terapia Fotodinâmica (PDT): O Dermatologista Joinville aplica um agente fotossensibilizante, como o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) na pele lesada. Após algumas horas, as áreas são expostas a uma luz intensa que ativa o 5-ALA, que destrói as células tumorais, provocando danos mínimos aos tecidos sadios.

 

No caso dos melanomas, o tratamento varia de acordo com a extensão, a agressividade e a localização do tumor, assim como pela idade e o estado de saúde geral do paciente. Na maioria dos casos, o melanoma metastático não tem cura, sendo de suma importância detectar a doença e tratá-la o quanto antes. 

 

  • Dermatologista Joinville: Como prevenir a doença?- Câncer de Pele Joinville

Proteger a pele dos efeitos da exposição excessiva à luz solar e dos efeitos da radiação UV, estão entre as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos. Entre os grupos de risco, estão pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, pessoas com histórico familiar de câncer de pele, queimaduras solares e muitas pintas, também devem prestar cuidados redobrados.


Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologistas Joinville ou Câncer de Pele Joinville, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Dermatologia - Câncer de Pele
Joinville

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email