Guia SaÚde Blog

Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi
Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi

Você sabe o que é cirurgia do aparelho digestivo? - Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi

Cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade médica que trata do sistema digestivo, o que inclui esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos além do cólon, reto e ânus. Além disso, a especialidade realiza procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, retirada de hérnias, vesículas ou tumores malignos.

 

Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, é um polo de referência para essa especialidade e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar especialistas em Cirurgia do Aparelho Digestivo prontos para te assistir. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Qual a função e quais órgãos compõem o aparelho digestivo?

O aparelho digestivo é formado por um conjunto de órgãos começando pela boca e seguindo pela faringe, estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus. No entanto, os procedimentos desta especialidade ainda podem incluir anexos como, por exemplo, fígado, pâncreas, apêndice e vesícula biliar.

 

Como é composto por uma grande quantidade de órgãos, conforme a necessidade, pode ser que o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi necessite atuar em conjunto com outras especialidades ou subespecialidades, como por exemplo, a Hepatologia, em casos de problema no fígado, e a Coloproctologia, em cirurgias do intestino grosso.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Quais são os principais exames solicitados antes de uma cirurgia do aparelho digestivo?

Além do exame físico e da avaliação do histórico médico do paciente, o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi também pode solicitar os seguintes exames:

 

  • Endoscopia digestiva alta: Este exame avalia a qualidade das paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar doenças como úlcera e gastrite;
  • Colonoscopia: Avalia condições relacionadas ao intestino grosso.

 

Por fim, podem ser solicitados exames de sangue para que o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi possa analisar a glicemia, o colesterol, as proteínas do sangue, a produção de enzimas do fígado e a função hepática do paciente.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Como funciona o Aparelho Digestivo?

O aparelho digestivo é um sistema complexo do corpo humano, sendo composto por vários órgãos interligados, com a finalidade de digerir os alimentos. Tudo começa pela boca e sua estrutura, formada pela língua, dentes e glândulas salivares, onde tem início o processo de digestão dos alimentos. Após esta primeira etapa da mastigação, que deve ser muito bem realizada, o alimento segue para os órgãos seguintes: esôfago, estômago e os intestinos dando continuidade ao processo digestivo.

 

Estando este sistema em pleno funcionamento, uma pessoa consegue adquirir através da alimentação tudo o que precisa para viver. Porém, em alguns casos, podem ocorrer alguns distúrbios neste sistema, prejudicando a saúde do paciente como um todo. Na maior parte dos casos, tratamentos com medicamentos podem resolver o problema, entretanto, para situações mais graves, pode ser necessária a realização de algum tipo de  procedimento cirúrgico no aparelho digestivo.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Quais são as doenças tratadas na cirurgia do aparelho digestivo?

Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas pelo especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi. Entre as mais conhecidas, estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com outros problemas também podem se beneficiar da Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi, entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula, de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Quais são as principais cirurgias realizadas?

A cirurgia no aparelho digestivo pode ser realizada de duas formas: através da laparotomia, com cortes no abdômen e manuseio de visão direta; ou por meio da laparoscopia, através de pequenos cortes, visualização por microcâmera e manuseio por pinças com ou sem auxílio de um robô. Esta última opção tem trazido diversos benefícios para a especialidade, reduzindo o tempo de internação, recuperação e conferindo um pós-operatório mais tranquilo.

 

Dentre as intervenções cirúrgicas mais comuns dessa especialidade médica, destacam-se a gastrectomia, ostomia, hernioplastia, apendicectomia e hemorroidectomia. Conheça um pouco sobre cada uma.

 

  • Gastrectomia: Cirurgia de retirada total ou parcial do estômago, realizada em pacientes com tumores benignos no estômago, com úlceras em estágio avançado, pessoas que correm risco de morte por causa da obesidade e outros.

 

  • Ostomia: Consiste numa técnica em que é criada a comunicação do órgão interno com o externo, apresentando o objetivo de eliminar os dejetos do organismo. No caso da ostomia digestiva, as fezes são expelidas por esse canal, podendo ser um procedimento permanente ou temporário.

 

  • Hernioplastia: Hérnias abdominais aparecem por motivos congênitos ou são adquiridas de camadas das paredes do abdômen. Essa cirurgia prevê a restituição da estrutura anatômica abdominal.

 

  • Apendicectomia: O apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que lembra o formato de um dedo e fica localizado na região inferior direita do abdômen. Quando se inflama ou se infecciona, é necessário fazer a remoção dele através da cirurgia.

 

  • Hemorroidectomia: Hemorroidas são veias inflamadas e inchadas na parte do reto ou do ânus. A hemorroidectomia é a cirurgia para tratamento da hemorroida e acontece normalmente quando falha o tratamento clínico.

 

Existem muitas outras cirurgias do aparelho digestivo, sendo importante ressaltar que algumas doenças não precisam de intervenção cirúrgica, já que somente o tratamento clínico é capaz de tratá-las. Cabe ao especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi avaliar o quadro do paciente e decidir ou não pela cirurgia.

 

Lembre-se: Você pode encontrar um especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Cirurgia do Aparelho Digestivo - cirurgia de retirada de pedra na vesícula
Itaim Bibi - São Paulo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email