Guia SaÚde Blog

Cirurgia bariátrica: entenda o procedimento - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi
Cirurgia bariátrica: entenda o procedimento - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

Cirurgia bariátrica: entenda o procedimento - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

Também conhecida como cirurgia de remoção de estômago, a cirurgia bariátrica é o procedimento mais indicado para tratar casos graves de obesidade, doença causada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, em quantidades que possam provocar prejuízos à saúde. Suas causas são variadas e, dentre as principais, temos a ingestão excessiva de alimentos, sedentarismo, fatores genéticos e as alterações hormonais.

 

O objetivo da cirurgia bariátrica é reduzir a capacidade original do estômago, diminuindo o seu tamanho e consequentemente, o consumo excessivo de calorias. Uma pessoa consegue consumir, aproximadamente, entre 1 litro a 1,5 litros de alimentos. Já o estômago de um indivíduo pós-bariátrica, possui a capacidade de consumir entre 25 ml a 200 ml. A cirurgia afeta também a produção do hormônio responsável pela sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer.

 

Itaim Bibi, bairro situado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, é um polo de referência para especialistas em Cirurgia do Aparelho Digestivo e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar especialistas prontos para realizar a cirurgia bariátrica.

Pensando em facilitar a sua busca por um especialista em cirurgia do aparelho digestivo e te ajudar a realizar a cirurgia de redução de estômago, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi e ao procedimento como Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Existem contraindicações para realização da cirurgia bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

A cirurgia bariátrica é um procedimento seguro, que pode oferecer inúmeros benefícios à saúde do paciente. Contudo, existem casos nos quais o procedimento é contra indicado. São eles:

 

  • Pacientes que têm algum tipo de doença genética;
  • Pacientes que não dispõem de suporte familiar adequado;
  • Pessoas com transtornos psiquiátricos ou dependência química não controlados.

 

É de suma importância realizar uma consulta com um especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi antes de realizar a cirurgia bariátrica, procedimento que exige um acompanhamento constante.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Como é realizada a cirurgia bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

A cirurgia bariátrica é realizada através de uma laparoscopia, técnica pouco invasiva e que confere  rápida recuperação ao paciente. A laparoscopia é realizada com o uso de anestesia geral, sendo uma técnica  segura, onde o anestesista tem controle de todos os aspectos vitais do paciente.

 

Na cirurgia, o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi realiza entre 3 a 5 pequenos ‘furinhos’ no abdômen do paciente, introduzindo através deles os instrumentos necessários para o procedimento, inclusive, inserindo uma micro câmera ligada a um monitor, que permite a visualização do estômago durante toda a cirurgia.

 

O procedimento é indicado para os indivíduos obesos que tenham o IMC igual ou superior a 40. No entanto, mesmo após a cirurgia é necessário, o paciente deverá seguir uma dieta e praticar exercícios físicos a fim de retirar todo o excesso de gordura do corpo.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Quais são os principais benefícios proporcionados pela cirurgia bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

Remissão a longo prazo do diabetes tipo 2: A bariátrica é um procedimento eficaz para pacientes obesos e diabéticos, permitindo que quase todos aqueles que se submetem à cirurgia  permaneçam livres de insulina e de outros medicamentos, por pelo menos três anos após a operação.

 

Melhora da saúde cardiovascular: Com a redução da gordura corporal excessiva pela bariátrica, o risco da doença coronariana, do acidente vascular cerebral (AVC) e da doença cardíaca periférica, também é reduzido. Após o procedimento, a pressão arterial e os níveis de colesterol podem voltar ao normal, melhorando o bem-estar geral do paciente.

 

Aumento da autoestima: A cirurgia faz com que o paciente passe a se sentir melhor e mais disposto, não somente pelo fato de emagrecer em si, mas por vencer limitações físicas e realizar atividades do dia a dia, que não conseguia antes do procedimento. Em conjunto, esses fatores contribuem para uma melhora no humor, na redução da ansiedade e até mesmo no tratamento de quadros de depressão.

 

Melhora da apneia obstrutiva do sono: O excesso de gordura pressiona os pulmões e a garganta, interrompendo a respiração. Por isso, uma das vantagens da cirurgia bariátrica é beneficiar o sistema respiratório e promover noites de sono mais tranquilas e revigorantes.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Como fica a pele pós bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

A cirurgia bariátrica não proporciona um emagrecimento instantâneo, mas progressivo, o que leva a concentração excessiva de pele em algumas regiões do corpo após a cirurgia. Nossa pele não possui a mesma capacidade de retração do que a da nossa massa corporal, levando mais tempo para se adaptar ao novo contorno corporal, tornando-se mais flácida e menos elástica, afetando a saúde e a autoestima do paciente.

 

O excesso de pele também pode ocasionar dificuldades na higienização corporal e ressecamento, além de dermatites graves, infecções bacterianas, desequilíbrios posturais, odores, entre outras desordens de saúde. Neste contexto, ressaltamos a importância das vitaminas para a pele.

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), destaca que as vitaminas desempenham um grande papel no tratamento das alterações que surgem na pele no pós bariátrica, sendo responsáveis pela cicatrização, manutenção e renovação celular da pele. Além disso, através da ação antioxidante e nutritiva das vitaminas, elas podem retardar o ressecamento e o próprio processo de envelhecimento natural da pele. 

 

As cirurgias plásticas também podem ser indicadas para reparar as alterações que ocorrem na pele no pós-bariátrica, mas é extremamente importante consultar o especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi, responsável pelo procedimento antes de se submeter a qualquer procedimento estético. De maneira geral, as práticas que podem ser adotadas por qualquer paciente para cuidar da pele no pós-bariátrica são:

 

  • Manter uma dieta balanceada;
  • Praticar exercícios físicos regularmente,
  • Fazer uso de óleos e cremes para manter a pele firme e hidratada.

 

Por fim, é importante ressaltar a importância do acompanhamento multidisciplinar e dermatológico no pós-cirúrgico, já que é nele que o paciente receberá todas as orientações para lidar com todas as alterações que ocorrem na pele e com qualquer outra questão.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: A suplementação é obrigatória após a cirurgia? - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

O uso de suplementos após uma cirurgia bariátrica é necessário devido a perda expressiva de peso, que pode provocar alterações na absorção de nutrientes pelo corpo, que precisa ser compensada através da suplementação. No entanto, nem todos os pacientes que realizam a cirurgia precisam de suplementação.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Após quanto tempo de cirurgia devo retornar ao consultório? - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

A cirurgia bariátrica é apenas o início de um longo tratamento e após ela, o acompanhamento periódico com o cirurgião responsável e a equipe multidisciplinar será de suma importância, principalmente pela assistência que o paciente precisa receber ao longo da evolução da dieta, na perda de peso e na adaptação à nova realidade. O acompanhamento multidisciplinar é essencial para que o paciente possa viver uma vida saudável e sem limitações.

 

O paciente deve retornar ao consultório do especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi para iniciar o acompanhamento na primeira semana após a alta hospitalar. Futuramente, as visitas ao consultório se tornam mais espaçadas, mas o paciente deverá continuar com o acompanhamento.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: Posso ter uma gestação pós-bariátrica? - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

Após a cirurgia, é comum que a fertilidade da mulher aumente, fazendo com que  pacientes com problemas de fertilidade ligados à obesidade, que foram submetidas à cirurgia, passem a ovular regularmente. Uma gestação pós-bariátrica é  muito mais segura e com menos riscos de complicação do que quando a paciente está obesa, mas alguns aspectos devem ser levados em consideração antes de planejar a gravidez.

 

A orientação geral é que as pacientes esperem pelo entre 12 a 18 meses da cirurgia antes de engravidar. Quando recém operada, a paciente se encontra no início do processo de perda de peso, perdendo gordura e também massa magra, o que requer a reposição de vitaminas e o acompanhamento multidisciplinar.

 

Passar por uma gestação em meio a este período aumenta em 50% os riscos de nascimentos prematuros e de outras complicações. Assim, é recomendado que uma gravidez seja planejada apenas após o período mínimo de 1 ano da cirurgia, momento em que a perda de peso mais intensa já aconteceu e o metabolismo está adaptado a sua nova condição metabólica.

 

  • Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi: A cirurgia bariátrica é um procedimento realmente seguro? - Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a bariátrica é uma cirurgia extremamente segura, com baixo índice de mortalidade, fato que se justifica principalmente pelas inúmeras inovações tecnológicas que surgiram ao longo dos últimos anos, tornando o procedimento pouco invasivo.

 

No entanto, para que a cirurgia seja segura e bem sucedida, é essencial seguir algumas recomendações. No pré-operatório, o paciente deve realizar um conjunto de exames, contribuindo para uma maior segurança durante o procedimento.

 

O especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi deverá solicitar ao paciente exames como ultrassom abdominal, endoscopia digestiva e exames laboratoriais. O paciente também deverá passar por avaliações médicas com um grupo de especialistas, como cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista.

 

No caso de pacientes fumantes, é extremamente importante que o tabagismo seja abandonado algum tempo antes da cirurgia, minimizando assim as possíveis complicações pulmonares durante o pós-operatório e proporcionando uma melhor recuperação. Mudanças alimentares e a prática de exercícios físicos também são importantes aliadas no período pré-operatório.

 

Além disso, é importante escolher com calma o cirurgião responsável pela bariátrica, afinal a cirurgia é apenas o início do tratamento e assim, a estrutura hospitalar escolhida deve possuir todos os recursos necessários para atender o paciente nas etapas seguintes.


Lembre-se: Você pode encontrar um especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Cirurgia do Aparelho Digestivo Itaim Bibi ou Cirurgia Bariátrica Itaim Bibi , ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Cirurgia do Aparelho Digestivo - Cirurgia bariátrica
Itaim Bibi - São Paulo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email