Guia SaÚde Blog

Endocrinologista  Florianópolis - Especialista na terapia de reposição hormonal
Endocrinologista  Florianópolis - Especialista na terapia de reposição hormonal

Endocrinologista Florianópolis - Especialista na terapia de reposição hormonal

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher, o que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, provocando uma série de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos prejuízos relacionados à deficiência de estrogênio. Para que a TRH seja realizada de forma segura, ela precisa ser conduzida por um Endocrinologista 100% qualificado e verificado.

 

O município de Florianópolis , no estado do Paraná, é um polo de referência para o tratamento de reposição hormonal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Endocrinologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Endocrinologista Florianópolis  ou Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis .

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Endocrinologista Florianópolis  e ao tratamento como Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis . Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Endocrinologista Florianópolis : Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis 

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

  • Endocrinologista Florianópolis : Como a terapia hormonal é realizada? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis 

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens. A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.

 

Somente após a avaliação da paciente por um médico Endocrinologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

 

As principais formas de realizar a reposição hormonal são:

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Anel vaginal.

 

  • Endocrinologista Florianópolis : Quais são os principais benefícios? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis 

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal. 

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso. A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis ou Endocrinologista Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

Endocrinologista - Menopausa
Florianópolis

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email