Guia SaÚde Blog

Endocrinologista Florianópolis - Especialistas no diagnóstico e tratamento da obesidade
Endocrinologista Florianópolis - Especialistas no diagnóstico e tratamento da obesidade

Endocrinologista Florianópolis - Especialistas no diagnóstico e tratamento da obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, quase sempre provocado pelo consumo excessivo de calorias, excedendo o valor necessário para que o organismo realize a sua manutenção e o indivíduo desempenhe suas atividades cotidianas.

 

O excesso de gordura corporal é resultado do desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias queimadas. Os fatores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental. Uma alimentação hipercalórica, com excesso de gorduras, carboidratos e álcool, aliada a uma vida sedentária, leva ao acúmulo em excesso de massa gorda.

 

No tratamento da obesidade, o papel do endocrinologista é crucial. Entre muitas coisas, é ele quem avaliará se o ganho de peso é potencialmente prejudicial à saúde e qual a possível causa desse aumento. Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Endocrinologistas 100% qualificados e verificados em Florianópolis.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Obesidade Florianópolis

Você está procurando por um endocrinologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um endocrinologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar do Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”.

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Obesidade, Endocrinologista, Florianópolis.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Quais são as causas? - Obesidade Florianópolis

Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, um maior acúmulo de gordura na Florianópolis abdominal, em resposta à ingestão de calorias em excesso e/ou à diminuição da atividade física.

 

Além disso, os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da obesidade são:

 

  • Estresse: Os hormônios liberados pelo estresse (cortisol, adrenalina) podem influenciar em diversos processos do ganho de peso, como na vontade de comer.
  • Insônia: Dormir pouco pode favorecer alguns agentes ativos no cérebro, que estimulam o apetite ou impedem a saciedade (sensação de não ter mais fome), por isso há um ganho de peso mais acentuado em pessoas que dormem pouco.
  • Problemas com a glândula tireoide (exemplo: hipotireoidismo)
  • Uso prolongado de determinados medicamentos (por vários meses), como os antidepressivos, anti-histamínicos, que exercem também um efeito sonífero (por ex. à base de difenidramina), corticoides (por ex. a prednisona), progestativos.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Quais são os principais fatores de risco? - Obesidade Florianópolis

Vida sedentária: Quanto mais tempo se gasta em atividades que não exigem muito esforço físico, maior é o risco de obesidade. Obviamente, a perda de peso se deve muito à redução na ingestão de calorias. Contudo, evidências comprovam que a única forma de perder peso de forma sustentável é praticando alguma atividade física regularmente.

 

Morar na zona urbana: Quanto mais urbanizada é a zona de residência, maior é a prevalência de obesidade.

 

Grau de instrução dos pais: Quanto menor o grau de instrução dos pais, maior a prevalência de obesidade na família.

 

Fatores genéticos: A presença de genes envolvidos no aumento do peso aumenta o risco de desenvolver obesidade, quando o indivíduo é exposto a condições ambientais favoráveis (como sedentarismo e ingestão calórica em excesso), o que significa que a obesidade pode ter uma tendência familiar.

 

Gravidez e menopausa: Essas condições caracterizadas por alterações hormonais no corpo da mulher podem contribuir para o aumento no armazenamento da gordura.

 

  • Endocrinologista Florianópolis:: Quais são os sintomas da obesidade? - Obesidade Florianópolis

Os sintomas mais comuns da obesidade são:

  • Fome exagerada;
  • Sonolência;
  • Moleza;
  • Respiração ofegante;
  • Suores;
  • Peso além do normal;
  • Inchaço das pernas.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Como é realizado o diagnóstico da obesidade? - Obesidade Florianópolis

O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) é o responsável por determinar a obesidade. O resultado do IMC revela se o peso do paciente está adequado, abaixo ou acima da sua faixa ideal.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Quais são as possíveis complicações? - Obesidade Florianópolis

Os obesos possuem um maior propensão de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, pedras na vesícula, gota, alguns tipos de câncer, tumores, entre outros.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Como é realizado o tratamento da obesidade? - Obesidade Florianópolis

A obesidade é provocada pela ingestão calórica superior ao que é gasto pelo organismo, logo, a primeira etapa do tratamento consiste na adoção de um estilo de vida saudável, com uma menor ingestão de calorias e a prática regular de atividades físicas.

 

Ademais, o tratamento também pode ser realizado através de duas outras abordagens:

 

  • Tratamento medicamentoso - Obesidade Florianópolis

O tratamento medicamentoso contribui de forma temporária no combate à obesidade, mas nunca pode ser a única forma de tratamento. As substâncias presentes nos medicamentos atuam no cérebro e podem provocar reações graves adversas.

Sendo assim, o tratamento medicamentoso deve ser acompanhado pelo Endocrinologista Florianópolis, sendo restrito em alguns casos.

 

  • Cirurgia bariátrica - Obesidade Florianópolis

A obesidade mórbida e as suas comorbidades, podem ser tratadas por meio da cirurgia de redução de estômago. Entre as técnicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Endocrinologista Florianópolis poderá optar junto a uma equipe multidisciplinar pela Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico ou pela Derivação Bileopancreática. A técnica cirúrgica escolhida pelo Endocrinologista Florianópolis e pela equipe dependerá do quadro de saúde do paciente, do grau de obesidade e das comorbidades relacionadas.

 

O conceito mais importante que temos que ter em mente quando buscamos o tratamento cirúrgico, como a cirurgia bariátrica ou qualquer outra, é que a cirurgia não te deixa imune ao aumento de peso.

 

Caso o procedimento cirúrgico não seja associado à uma reeducação alimentar ou à atividade física, o seu resultado não estará 100% garantido. O tratamento da obesidade não acaba quando o paciente recebe alta do hospital, ele começa.

 

A ideia de reeducação alimentar parte da premissa que devemos buscar um equilíbrio na escolha dos alimentos, realizando diariamente refeições equilibradas. Além disso, a atividade física é bem vinda, principalmente por 2 fatores.

 

Ainda como obeso, o exercício é sacrificante e sem muito resultado, após a cirurgia ele passa a ser mais prazeroso, gerando uma sensação de recompensa que nos torna mais fiéis à alimentação equilibrada.

 

O ganho de massa muscular é importante no pós-operatório, pois a cirurgia não é a solução definitiva para o problema da obesidade. O tratamento depende do esforço e do comprometimento do paciente, o que envolve mudanças de hábitos antes e depois da operação.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos: Obesidade Florianópolis ou Endocrinologista Florianópolis ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

 

Endocrinologista - Dificuldade em ganhar ou perder peso
Florianópolis

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email