Guia SaÚde Blog

Tratamento para Obesidade em Curitiba: Conheça as Soluções
Tratamento para Obesidade em Curitiba: Conheça as Soluções

Tratamento para Obesidade em Curitiba: Conheça as Soluções

A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública da última década e sua incidência vem aumentando de forma preocupante em todo o mundo. Na Guia Saúde, você pode encontrar Nutrólogos qualificados em Curitiba, especialistas no tratamento da obesidade. Utilize nosso buscado inteligente e encontre um profissional na região.



Palavras-Chave: Nutrólogo Curitiba, Tratamento da obesidade com nutrólogo Curitiba, Tratamento da obesidade em Curitiba, Diagnóstico obesidade Curitiba, Consulta com nutrólogo Curitiba.



  • Nutrólogo Curitiba: A Importância do Tratamento da Obesidade - Tratamento Obesidade Curitiba

A obesidade é uma doença inflamatória crônica, a qual produz citocinas, proteínas que regulam o crescimento e atividade de células imunes, necessários para conduzir uma resposta inflamatória do organismo contra infecções e lesões. O constante estado de inflamação do organismo eleva o risco de desenvolvimento de doenças debilitantes, como as citadas anteriormente. E o surgimento/desenvolvimento dessas disfunções, principalmente quando ocorrem em conjunto, podem inclusive levar o indivíduo a óbito.



  • Nutrólogo Curitiba: Principais Causas da Obesidade - Tratamento Obesidade Curitiba

Entre as principais causas que levam ao desenvolvimento da obesidade, podemos citar uma rotina de maus hábitos alimentares associados ao sedentarismo, fatores que resultam em um consumo excessivo de calorias, maior que o gasto energético do organismo. Ainda há casos em que a doença é desencadeada por alterações hormonais, problemas emocionais e/ou psicológicos, uso de substâncias desreguladoras endócrinas ou medicamentos, sono irregular, entre outros.



  • Nutrólogo Curitiba: A Realidade do "Obeso Saudável" - Tratamento Obesidade Curitiba

A obesidade, por si só, independente do resultado de exames bioquímicos apresentados pelo paciente, constitui uma ameaça para o desenvolvimento de outros problemas doenças que geram uma diminuição na qualidade de vida e no aumento de condições que podem levar à mortalidade da população. Portanto não existe obeso saudável.



Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances o adulto terá de ter uma vida regularmente saudável, afinal, por ser crônica, a obesidade não tem cura. Por isso, também é preciso ter uma atenção redobrada no aumento de peso em crianças e adolescentes.



  • Nutrólogo Curitiba: Como é Realizado o Tratamento da Obesidade com um Nutrólogo? - Tratamento Obesidade Curitiba

O tratamento da obesidade irá variar de acordo com o IMC do paciente ou pela presença de comorbidades, como diabetes, hipertensão, artrose, síndrome de apnéia do sono, redução dos níveis de testosterona nos homens, refluxo gastroesofágico, depressão e ansiedade.



Contudo, de modo geral, o foco do tratamento nutrologia para obesidade é fazer com que o paciente ganhe saúde, reduzindo a quantidade de gordura com consequência desse processo. Dessa forma, antes de tudo precisamos saber o quanto há de gordura corporal no paciente, assim como devemos saber a quantidade de massa muscular. Após isso, quantificamos a ingestão calórica habitual do paciente e verificamos se isso está tendo impacto no peso, bem como se o mesmo pratica exercício físico regularmente, avaliando se o mesmo está treinando dentro de uma zona de queima de gordura, se o treino não está adaptado à necessidade do organismo para iniciar uma queima eficaz de gordura.



Também é papel do nutrólogo buscar fatores higiênicos e de hábitos de vida que possam estar dificultando o processo de emagrecimento, como o uso de medicações, número de horas de sono, doenças não diagnosticadas, déficit de nutrientes e micronutrientes, baixa ingestão de vitaminas e minerais. Detectando fatores emocionais ou ingestão de alimentos que podem ser gatilhos para aumento da ingestão alimentar, podemos dar início a uma atuação conjunta com um psicólogo, profissional que fornecerá técnicas que auxiliarão o paciente a vencer essas dificuldades.



Por fim, é importante frisar que todo o paciente portador da obesidade sempre portará a obesidade, por mais que o seu percentual de gordura esteja normal. A célula de gordura não morre, apenas “esvazia”.



Logo, se você está com sobrepeso e deseja emagrecer, utilize o buscado inteligente da Guia Saúde e encontre um Nutrólogo qualificado em Curitiba.

Nutrológo - Tratamento para obesidade
Curitiba

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email