O balão gástrico deglutível é uma opção moderna no tratamento da obesidade, muito menos invasiva quando comparada ao balão gástrico tradicional. Trata-se de um balão intragástrico em formato de pílula, como um comprimido, no qual o paciente precisa apenas engoli-lo, sem endoscopia ou anestesia. A seguir, entenda mais sobre a forma de colocação, remoção, período de uso e quanto de peso o paciente pode perder no tratamento com o balão gástrico deglutível.
Cirurgia do aparelho digestivo Maringá: Como é feita a colocação do balão deglutível? - Balão Deglutível Maringá
O balão deglutível, em seu formato inicial, é muito semelhante a uma cápsula, a qual está conectada a um cateter muito fino e que o paciente deve ingerir com água, sob auxílio do médico.
Ao atingir o estômago, por meio do cateter, o balão é preenchido com soro fisiológico, cerca de 550 mL, com o tubo sendo removido por meio de uma leve tração após a conclusão do processo. O paciente deve passar por um exame de Raio-X, a fim de garantir que o balão está na posição correta e devidamente inflado.
O balão deglutível ocupa 70% do volume do estomâgo do paciente e todo o processo é extremamente simples, realizado em consultório e com duração média de 20 minutos.
Cirurgia do aparelho digestivo Maringá: Quando é feita a remoção do balão deglutível? - Balão Deglutível Maringá
Uma das principais vantagens do balão deglutível é que ele não necessita de um procedimento para remoção, já que após 4 meses da data da colocação, o balão esvazia naturalmente, sendo expelido pelo organismo através das fezes.
É importante ressaltar que a perda de peso, independente do modelo de balão gástrico, ocorre apenas nos 3 primeiros meses, com a estabilização do peso do paciente acontecendo a partir desta data.
Cirurgia do aparelho digestivo Maringá: Quanto de peso o paciente pode perder com balão deglutível? - Balão Deglutível Maringá
No tratamento com o balão deglutível, o paciente pode ter uma perda de peso de 10% a 15% do seu peso total e após o balão ser expelido, cerca de 95% dos pacientes conseguem manter o peso perdido por cerca um ano, enquanto 50% pacientes atingem o seu objetivo de perda de peso já nos primeiros 30 dias.
Por fim, é importante ressaltar que em muitos dos casos, perder a partir de 5% do peso corporal total pode reduzir o risco de desenvolver complicações relacionadas à obesidade, como diabetes e doença cardíaca. Logo, se você deseja entender mais sobre o balão deglutível, suas vantagens e como ele pode ser utilizado no seu caso, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisá-lo.
Procurando sobre emagrecimento saudável e qualidade de vida?
Conheça o Dr. Fernando Dutra especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Balão Gástrico, Endoscopia e Colonoscopia.
O Dr. Fernando atua há mais de 15 anos na área de Cirurgia do Aparelho Digestivo com vasta experiência na área de emagrecimento.
Atua também na área de educação médica como preceptor nos serviços de residência em Cirurgia Geral na cidade de Maringá.