A dor é uma condição complexa e subjetiva, a qual não conseguimos visualizar através de um exame de imagem, por exemplo. Por isso, para que possamos avaliar os principais aspectos de uma queixa de dor em um paciente, precisamos conduzir uma avaliação minuciosa, abordando aspectos como intensidade, características da dor, fatores que a melhoram ou pioram, bem como quais são os seus impactos na vida do paciente.
Sendo assim, a avaliação de uma dor deve partir do relato do paciente e da análise da sua história, baseando-se na investigação das seguintes informações:
Além da análise da história do paciente, o exame físico é de suma importância para identificar os efeitos da dor sobre as funções do paciente, principalmente nos prejuízos que esta pode causar a sua vida diária. Nela, devemos determinar o significado da dor para o paciente, dando ênfase principalmente aos aspectos psicológicos, fatores que podem influenciar diretamente em outras complicações, como depressão e ansiedade.
Por fim, a intensidade da dor é outro aspecto importante e que deve ser avaliado através de escalas específicas, como a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Por meio dessas escalas, o paciente pode apontar para o especialista o quão intensa é em uma escala numérica, ou com o uso de indicadores não verbais. Para isso, utiliza-se a Escala de Qualidade de Vida, SF-36.
A Escala de Qualidade de Vida SF-36 consiste em um questionário com 36 itens, abordando diferentes aspectos da vida do paciente, como a sua capacidade funcional e estado geral de saúde, além de aspectos físicos, emocionais e sociais.
Lembre-se: Você não é obrigado a conviver com a dor!
Quando você sente uma dor por um período de 3 meses ou mais, esse pode ser um indício de dor crônica. Caso você tenha se identificado com essa situação, busque ajuda de um especialista em dor imediatamente.
REFERÊNCIAS:
A clínica do Dr. Orlando Colhado, Clinidor - Clinica de dor é a primeira clinica especializada em atendimento de pacientes com os mais diversos tipos de dor a se instalar em Maringá e uma das primeiras do Paraná, já tendo tratado de pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países. Existem vários tipos de doenças que provocam dor, como as degenerativas musculoesqueléticas, como as artroses, as cefaleias, dor lombar baixa (maior causa de inabilidade para o trabalho no mundo), doenças oncológicas, entre varias outras.
Ótimo doutor!
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora e o ambiente do consultório é muito agradável.
Ótimo médico
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Excelente profissional