O hipotireoidismo é uma disfunção que afeta a glândula tireoide, provocando uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Essa diminuição na produção faz com que o organismo comece a desacelerar, provocando sintomas como indisposição, sonolência, formação de edemas, aumento de peso, depressão e problemas de memória.
As alterações na memória costumam surgir logo no início da doença, afetando a memória de curto prazo e proporcionando momentos em que podem ocorrer falhas para registrar acontecimentos ou o esquecimento de tarefas do dia a dia. Em quadros crônicos de hipotireoidismo, a memória de longo prazo também pode ser afetada.
O hipotireoidismo também reduz a capacidade de aprendizado de um indivíduo, provocando cansaço e retardo psicomotor. Conforme progride, a doença reduz a habilidade do paciente em realizar tarefas cotidianas, favorecendo o desenvolvimento de quadros de apatia ou depressão.
Geralmente, os pacientes com perda de memória e sintomas comportamentais decorrentes do hipotireoidismo podem ser tratados através da reposição do hormônio tireoidiano, embora alguns pacientes necessitam passar por uma terapia adicional com medicamentos antidepressivos ou outras medicações psiquiátricas.
Por isso, é extremamente importante que pacientes com hipotireoidismo realizem o acompanhamento regular com um especialista, para manter o bom funcionamento da sua tireoide.
Se você sofre com o hipotireoidismo ou vem apresentando alguma das características citadas neste artigo, entre em contato e agende sua avaliação.
Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.
Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.