Você sabe a diferença entre fome e saciedade?

Você sabe a diferença entre fome e saciedade?
Você sabe a diferença entre fome e saciedade?

A fome é uma sensação produzida pelo corpo humano, resultante da ausência de alimentos por longos períodos, sendo um sinal da necessidade fisiológica de comer. O hormônio grelina, que é produzido no estômago quando o órgão se encontra vazio, é responsável pelo controle do apetite e também, um dos responsáveis pela sensação de fome. Já a saciedade, no entanto, é o prazer que experimentamos quando ficamos satisfeitos após comer.

 

Dito isso, podemos compreender que alguns dos principais fatores que levam uma pessoa a comer além das suas necessidades, é a falta de percepção de fome, da saciedade e o comer emocional.

 

De modo geral, nosso comportamento alimentar é guiado por fatores externos (questões ambientais, sociais e emocionais) e não por fatores internos (fome fisiológica). Assim, ressalto a importância de se alimentar com atenção plena, consciente do que se está ingerindo, atenção essa que requer a adesão de uma mudança de hábitos alimentares.

 

Algumas estratégias podem ser adotadas para aumentar a saciedade e manter a fome longe por mais tempo, como comer saladas no almoço e no jantar, adicionar uma fonte de proteína e optar por sementes nos lanches. Se você deseja entender mais sobre a relação entre fome e saciedade e receber um plano com estratégias específicas para o seu caso, entre em contato e agende uma avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2000). Atualmente é médico ginecologista e obstetra graduado pelo Hospital Guilherme Álvaro reconhecido pelo MEC e FEBRASGO (2002), com residência médica reconhecida e concursada em hospital com mais de 32 leitos, exclusivos, de patologias Obstétrica em GESTAÇÃO DE ALTO RISCO com RE 12.721, após obteve sua área de atuação em Endoscopia ginecológica do pelo Instituto Viscomi (2004), confirmado após prova institucional do CRM/FEBRASGO no número de registro RE 13.791.

Especializando em Laparoscopia Ginecologica título importantíssimo para cirurgias ginecológicas. Graduou-se Lato senso em Ginecologia minimamente invasiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2005) Atua Atualmente nos seguintes temas: Video-cirurgia, histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, gestação de alto risco, endometriose e infertilidade. Por 2 anos ficou com preceptoria da pós graduação do Hospital Sírio Libanês em ginecologia minimamente invasiva onde após, concurso público prestado para atuar no Hospital universitário de Maringa UEM, foi aprovado e atuou por 5 anos, onde após este período, decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu consultório privado.

Matérias relacionadas

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email