Dra. Glória Barros - Odontologia Clínica

  • CRO/RJ 15.705
  • 500 Visualizações
Ver avaliações
Sobre o profissional

Mestre em Ensino na Saúde UFF.


Especialista em Saúde da Família UFF.


Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial UNIGRANRIO


Especialização  em Odontologia Hospitalar CEMOI/RJ


Habilitação em Laserterapia São Leopoldo Mandic/SP

Professora de Laserterapia IBOM RJ.

Especialidades
Odontologia Domiciliar
Odontologia Oncológica
Laserterapia
Clínica Geral
Cirurgia Oral Menor
Graduação
UNIGRANRIO
Serviços
Principais procedimentos

Odontologia domiciliar/Dentista em casa com consultório odontológico completo
A evolução na Odontologia: oferecer cuidados odontológicos com segurança e qualidade às pessoas que não querem ou não podem se deslocar para um consultório convencional. Com o uso de um equipamento odontológico portátil completo, é possível realizar no ambiente onde a pessoa vive ( residência, hospitais ou casas de repouso) procedimentos como: restaurações, raspagem de tártaro, profilaxia dentária, alguns tipos de próteses, tratamento de doenças da boca como gengivite e outras, ajuste de próteses e pequenas cirurgias. O planejamento de prevenção das doenças bucais e tratamentos são individualizados, de acordo com o tipo de comprometimento sistêmico do paciente, medicamentos que usa e de acordo com as suas necessidades para ter boa saúde bucal. Orientações sobre higiene oral ao paciente e/ou familiares e cuidadores. A odontologia domiciliar não é apenas para idosos, é para todos aqueles que necessitam de cuidados bucais onde residem. 

Odontologia em Oncologia: cuidados orais ao paciente oncológico na fase anterior ao tratamento, durante e na fase pós tratamento. Tratamento das complicações bucais decorrentes do tratamento quimioterápico e radioterápico. Dentre as complicações mais comuns: dimimuição da salivação, alteração do paladar, mucosite oral, infecções orais por fungos, vírus ou bactérias, osteoradionecrose de mandíbula, osteonecrose medicamentosa dos maxilares, cárie de radiação. Na fase que antecede o tratamento do câncer, é importante a remoção dos focos infecciosos e orientações sobre cremes dentais, enxaguatórios bucais e higiene oral. Os protocolos são individualizados de acordo com a terapia antineoplásica proposta. Durante o tratamento, é importante o diagnóstico e tratamento de infecções oportunistas e das outras complicações que podem ocorrer. Uma complicação muito comum é a mucosite oral, que pode ser tratada com laser de baixa potência. 

Laserterapia: uso do laser de baixa potência para o tratamento de aftas, herpes, doenças gengivais, para diminuir a dor e inflamação após procedimentos cirúrgicos. Tratamento da mucosite oral, síndrome da ardência bucal, xerostomia ( sensação de boca seca) e de algumas complicações decorrentes do tratamento oncológico. 

Odontologia restauradora (adultos e crianças) e periodontia clínica (adultos)
Tratamento restaurador da anatomia e função de dentes danificados por cárie, traumas e desgastes em adultos e crianças. Uso de resinas de última geração e outros materiais restauradores. Tratamento periodontal clínico de adultos: gengivite, raspagem e alisamento radicular.

Clareamento dental
Clareamento dos dentes no consultório e com material de uso domiciliar. O clareamento dental tem sido muito procurado por pacientes de todas as idades. O procedimento requer avaliação criteriosa das estruturas dentárias para a definição do melhor tratamento. 

Pré-natal odontológico: 
durante o pré natal a gestante pode e deve ir ao dentista para avaliação e cuidados orais, fundamentais para a sua saúde e   do bebê. Ainda persiste o mito de que as gestantes não podem realizar tratamento odontológico. Mito! O dentista poderá realizar o planejamento dos  tratamentos odontológicos de acordo com as reais necessidades da gestante, respeitando cada fase do período gestacional. Existem alterações bucais que podem ocorrer durante a gestação e é fundamental que a gestante seja corretamente orientada pelo dentista.

Odontologia para bebês: a avaliação da boca dos bebês deve ser feita o mais precocemente possível. O teste da linguinha nas primeiras 48 horas de vida, ainda no hospital, se tornou obrigatória a partir de 2014. Esse teste identifica freios curtos, que dificultam a movimentação da lingua, e consequentemente,  a amamentação e o adequado desenvolvimento dos bebês. Em caso do diagnóstico do freio curto (língua presa), será indicada uma cirurgia para correção do freio lingual. Essa cirurgia pode ser feita em bebês com poucos dias ou semanas de vida. O laser cirúrgico é uma excelente opção para esse tipo de cirurgia, pois causa pouco sangramento e não requer sutura dos tecidos. As orientaçãoes sobre higiene bucal e alimentação não cariogênica devem ser recebidas pela família o mais cedo possível para prevenir a cárie na primeira infância. Infelizmente há muitas crianças com menos de 2 anos com múltiplas cáries. 

Atendimento odontopediátrico: 
O primeiro contato de uma criança com o dentista pode ser determinante para a sua saúde bucal por toda a vida. A abordagem lúdica e precoce é fundamental para o planejamento dos cuidados orais das crianças. A prevenção da cárie deve começar cedo e os tratamentos restauradores pouco invasivos são possíveis em lesões cariosas iniciais. Com abordagem odontológica de acordo com a faixa etária, fica mais fácil a adesão à prevenção da cárie e ao tratamento propriamente dito. O envolvimento da família é fundamental para a saúde bucal das crianças. 

Pacientes portadores de necessidades  especiais: tratamento odontológico  individualizado para condições permanentes ou transitórias como: gestantes, hipertensos, cardiopatas, doenças sanguíneas, transplantados, renais crônicos, oncológicos, alterações neurológicas ou comportamentais (ex autismo), doenças degenerativas, deficiências visuais, auditivas, motoras. Um olhar individualizado e humanizado deve ser destinado a esses pacientes. Muitos deles se encontram em alto risco para cárie e doença periodontal pela diminuição do fluxo salivar, ingestão de dieta cariogênica e higiene oral ineficaz. O atendimento pode ser no consultório físico ou no ambiente domiciliar. Para tal, dispomos de um consultório odontológico portátil completo

Cirurgia oral menor: extrações dentárias simples, dentes inclusos, cirurgia de freio lingual e outras

Outros Procedimentos
Matérias
Avaliações
Deixe sua avaliação
Avaliação Geral:
5
Avaliação Geral:
5
  • Infraestrutura
    Excelente!
  • Pontualidade
    Excelente!
  • Atendimento Secretária
    Excelente!
  • Atendimento na consulta
    Excelente!
AVALIAR
Ver mais avaliações
Odontologia Clínica Niterói Odontologia Clínica - Niterói Odontologia Clínica - Odontologia Clínica - odontologia-clinica -

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email