A dor na região lombar é uma condição que afeta os indivíduos de ambos os sexos e reduz a capacidade de realizar atividades do dia a dia.
Cerca de 70% da população brasileira pode ter um episódio de dor lombar em algum momento da vida.
Sintomas
Dor
Ansiedade
Depressão
Cinesiofobia (medo do movimento físico)
Causas da dor Lombar
A etiologia do desenvolvimento das dores lombares ainda não é clara devido aos inúmeros fatores que podem levar ao seu aparecimento, alguns podem estar relacionados com trabalho repetitivo, puxar e empurrar, quedas, má postura, agachamento, levantamento de pesos, desequilíbrio muscular, síndromes compressivas, entre outros.
A dor crônica está entre as principais causas de absenteísmo no trabalho, licença médica, baixa por doença, compensação dos trabalhadores e baixa produtividade no trabalho.
Mobilização Neural
A mobilização neural é uma técnica de tratamento fisioterapêutic , caracterizado por um conjunto de técnicas que visam impor maior tensão no sistema nervoso periférico por meio de certas posturas; movimentos lentos e rítmicos aplicados nos nervos periféricos e na medula espinhal, melhorando a condução do impulso nervoso.
A mobilização neural é um tratamento que têm o objetivo de restaurar o movimento e a elasticidade do sistema nervoso por meio de técnicas de tensão e alongamento, restabelecendo a neurodinâmica adequada, reduzindo os sintomas gerados por lesões compressivas nervosas.
Os nervos periféricos são alvos constantes de lesões por esmagamento, compressão e transecção. Essas lesões resultam em dor, redução ou perda da sensibilidade e motricidade na área inervada.
Lesões nervosas levam a redução da viscoelasticidade, edema, mecanossensibilidade e adesão do tecido neural as suas interfaces.
Ação da Mobilização Neural
Indicações:
É importante agendar uma avaliação com fisioterapeuta para correto diagnóstico para então elaborar a proposta de tratamento mais adequada para cada paciente.
Jamile Rahal Cardoso
Fisioterapia é uma ciência da saúde que se aplica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano.
Para desempenhar as atividades o fisioterapeuta precisa entender as estruturas e funções do corpo humano.
Na sociedade, o fisioterapeuta é visto como um profissional apto a evitar e a tratar lesões de pessoas de todas as idades. Mas na verdade a área é muito mais ampla e capaz de atender diversos quadros, sejam temporários ou crônicos.
A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado, o qual varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada.