Traumatismo Dentário

Traumatismo Dentário
Traumatismo Dentário

Traumatismo na dentição decídua (de leite) pode atingir o dente permanente sucessor em desenvolvimento!

A gravidade da seqüela está diretamente relacionada com a intensidade do impacto, com a idade da criança no momento do trauma e de seu tipo de oclusão (arcada e tipo de mordida).

Quanto maior o impacto do acidente, menor a idade da criança e ainda se apresentar algum tipo de oclusopatia (dentes tortos por exemplo) aumenta a chance do dente permanente sucessor irromper na cavidade bucal com alguma alteração mais grave.

As alterações que podemos observar na dentição sucessora permanente diante de um trauma nos dentes de leite são: hipoplasia (alteração na estrutura/forma do dente), hipomineralização (perda da qualidade do esmalte), dilaceração radicular ou coronária (coroa ou raiz torta), paralisação da formação da raiz …

Por isso, a importância de buscar o equilíbrio da arcada dentária mesmo que na dentição decídua e utilizar equipamentos de proteção individual ao praticar esportes, inclusive protetor bucal. ‍Caso aconteça algum acidente, o acompanhamento clínico e radiográfico com DENTISTA  é extremamente importante!

Se for feito esse acompanhamento, ciente de alguma dessas alterações na dentição permanente, as seqüelas podem ser aguardadas de uma forma mais tranqüila e segura para a saúde e desenvolvimento da criança!

Texto escrito por:
Clínica Up Dent
Clínica Odontológica
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email