8 Razões para as mulheres cuidarem da saúde circulatória

8 Razões para as mulheres cuidarem da saúde circulatória
8 Razões para as mulheres cuidarem da saúde circulatória

Nós, mulheres, costumamos ter um autocuidado e uma busca por hábitos de vida mais saudáveis que os homens. Com o passar dos anos e com a correria do dia-a-dia, a atenção à casa, aos filhos e ao trabalho limitam nosso tempo e precisamos reconhecer prioridades.
Segue aqui uma lista de 8 razões para cuidarmos da nossa saúde circulatória com quem entende do assunto:
1) O sistema circulatório humano inclui: o coração, as artérias, as veias, os vasos capilares e vasos linfáticos. Uma verdadeira rede de encanamento por onde
circula o sangue, a linfa e todos os componentes necessários para um adequado funcionamento de cada pedacinho do nosso corpo. Quando algum “cano” desses não está funcionando bem, o sangue não chega aonde deveria ou se acumula no lugar errado e os problemas aparecem.
2) As doenças cardiovasculares (ou as doenças do sistema circulatório) representam a maior causa de morte no mundo.
3) As doenças venosas (das veias) são mais comuns e, apesar de serem menos graves, representam uma das maiores causas de falta ao trabalho.
4) A maior causa de Acidente Vascular Encefálico, o temido “derrame” é a doença aterosclerótica na artéria carótida, muito presente na combinação colesterol alto+ pressão alta+ obesidade.
5) Em 2020 e ainda em 2021 estamos vivenciando uma das maiores tragédias em termos de saúde pública da humanidade relacionada a uma única causa: a infecção Covid-19. E o que isso tem a ver com a circulação? Estudos sobre a doença identificaram uma forte relação da infecção pelo vírus com casos de trombose e embolia. Isso significou um aumento no número de casos de Trombose Venosa Profunda, de Embolia Pulmonar e até mesmo Oclusões Arteriais Agudas, doenças do sistema circulatório.
6) As alterações hormonais que as mulheres sofrem em cada etapa da vida representam um impacto sobre a circulação arterial e venosa; aquelas que passaram por uma gestação (ou mais), que se encontram na menopausa ou que fazem uso exógeno de hormônios são mais atingidas.
7) Toda mulher acima de 30 anos (as vezes mais cedo) pelo menos uma vez na sua vida já teve a sensação de pernas pesadas, pernas inchadas ou já observou diante de um espelho um ou outro “vasinho” ou “roxinho” na própria perna e se questionou “de onde isso apareceu?”.
Algo que impacta na autoimagem e até na forma de se vestir para tentar esconder essas lesões.
8) Varizes primárias são mais frequentes nas mulheres: somos, infelizmente, protagonistas nesse cenário. Varizes, como a maioria das doenças vasculares, não têm cura e a idade é um fator de risco importante: quanto mais idosas ficamos, mais veias “tortinhas” aparecem nas pernas.
Não podemos desanimar porque tratamentos eficazes existem. A cirurgia vascular é a especialidade médica mais capacitada para acompanhar, diagnosticar e tratar todas essas doenças do sistema circulatório.
E quando o problema forem vasinhos e varizes, vale a pena consultar alguém que domine o exame de Ecocolordoppler e todas as técnicas modernas disponíveis para resolvê-lo. Essas técnicas incluem as famosas aplicações de esclerosante líquido (as escleroterapias), a crioescleroterapia a LASER, a Aplicação de espuma densa ecoguiada, a consagrada cirurgia de flebectomias e a termoablação de veia safena por LASER endovenoso ou radiofrequência. Se há medo da palavra cirurgia, saiba que hoje em dia a maioria dos casos se resolve no consultório com anestesia local. E se você ainda “treme” quando precisa se consultar com um cirurgião… quem sabe não está na hora de procurar uma cirurgiã?!

Texto escrito por:
Dra Nivea Czernocha
Cirurgião Vascular
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Sobre o profissional

Olá visitantes!
     Aqui vocês poderão conhecer um pouco mais sobre a minha missão, paixão e escolha de vida, minhas áreas de atuação na Medicina: Angiologia Cirurgia Vascular. 
    Duas especialidades médicas que andam sempre juntas.  Costumo dizer que a Angiologia é a parte clínica-ambulatorial da Cirurgia Vascular. Nós, médicos destas especialidades, estudamos, diagnosticamos, tratamos e previnimos as Doenças Vasculares, ou seja, que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos do corpo humano. Somos os responsáveis pela Saúde Vascular das pessoas. E qualquer ser humano tem vasos sanguíneos e linfáticos espalhados por cada pedacinho do corpo. Um sistema circulatório “hidráulico” complexo e completo que Deus programou para nos manter vivos. 
      Minha formação e Título de Especialista é em Cirurgia Vascular. Optei por ela porque a maioria das afecções vasculares necessitam em algum momento de procedimentos cirúrgicos para serem tratadas. Além disso, com a evolução das técnicas, até conseguimos minimizar muito a agressividade dos tratamentos e trazê-los muitas vezes a nível de consultorio, porém me sinto mais útil e segura podendo ter nas mãos o máximo de opções disponíveis atualmente. Algo que só a Cirurgia Vascular me permite ter.

    Sobre o atendimento àqueles que me procuram no consultório: procuro atuar com individualidade, proximidade, sinceridade e responsabilidade acima de tudo. Qualquer paciente que chega até mim merece a mesma atenção que desejo a qualquer familiar meu, ou a mim mesma. E é o que diariamente tento transmitir nos meus atendimentos.
Sejam Benvindos! 
Nivea Lins Czernocha

Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Email