Fusão e Geminação Dental

Fusão e Geminação Dental
Fusão e Geminação Dental

A geminação e a fusão são anomalias dentárias ou alterações na forma dos dentes, conferindo-lhes uma aparência clínica visual das coroas muito parecidas entre si, com tamanho maior que o normal ou dente “duplo”, porém internamente diferentes. Inclusive por isso o diagnóstico diferencial definitivo é realizado através de uma radiografia  odontológica.
?
Entendendo melhor o que é cada uma: A geminação ocorre devido a tentativa de um único germe dental (estrutura que dá origem ao dente e suas estruturas) dividir-se em dois dentes, porém com uma única raiz e um único canal.
?
A Fusão ao contrário da geminação, dá-se pela união de dois germes dentários, resultando também em um dente grande, porém com duas câmaras pulpares (locais dos nervos) e condutos radiculares independentes. Pela radiografia observa-se como se dois dentes estivessem colados um ao outro.
?
A fusão pode ser classificada em completa, quando a coroa (parte que vemos na boca) e a raiz se unem e incompleta quando só a coroa ou só a raiz unem-se.
?
É interessante notar que na fusão, o número de dentes na cavidade bucal pode aparecer em menor quantidade, já que dois germes dentais resultam em um único dente.
?
Na maioria das vezes a fusão e geminação estão ligadas à dentição decídua (de leite), embora possam manifestar na dentição permanente, acometem principalmente os incisivos e caninos, mas podem aparecer também em dentes posteriores, e ambas são anomalias com tendências hereditárias.

Texto escrito por:
Clínica Up Dent
Clínica Odontológica
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email