Envelhecimento Dental Precoce

Envelhecimento Dental Precoce
Envelhecimento Dental Precoce

Por longos anos, a cárie e a doença periodontal foram as grandes vilãs na Odontologia e,  por conta disso, uma série de medidas foram implementadas para desacelerar sua progressão. 

Atualmente um grande desafio para os cirurgiões-dentistas têm sido a Lesão Cervical Não  Cariosa, que tem como um de seus principais sintomas a Hipersensibilidade Dentinária Cervical  (região do dente próxima à gengiva) que é caracterizada por uma dor aguda e de curta duração que  pode ser sentida após estímulos: térmicos, táteis, osmóticos, evaporativos e/ou químicos. Por  exemplo, ao beber, comer, escovar os dentes e até mesmo ao falar, podendo acarretar numa  diminuição da qualidade de vida do indivíduo. 

No passado, costumávamos encontrar essa lesão em pacientes com 70 anos ou mais.  Porém, essa realidade tem mudado, é cada vez mais frequente encontrarmos indivíduos com 25/30  anos apresentando essa alteração. Nesse caso, ocorre um envelhecimento precoce por conta de  todas as modificações que são ocasionadas pela sua progressão na dentição. E, o aumento de sua  presença nos jovens está diretamente relacionada com o estilo de vida atual. 

Quem está em maior risco? 

- Pacientes com doenças gástricas (como a gastrite, regurgitação e a doença do refluxo) ou  distúrbios alimentares ( como a anorexia e a bulimia); 

-Atletas profissionais e/ou amadores; 

-Pacientes com hábitos parafuncionais como: ranger e/ou apertar os dentes, morder objetos e/ou  roedores de unhas; 

- Indivíduos que fazem uso abusivo de substâncias ilícitas ou medicamentos, por exemplo: anti histamínicos, esteroides inaladores (controle da asma) e comprimidos a base de ácido acetilsalicílico  ou ascórbico. 

-Pacientes pós-ortodônticos. 

Caso você faça parte de um ou mais desses grupos de risco, o ideal é que você procure um  profissional o quanto antes, já que há uma série de estratégias e manejos que podem ser utilizados  para prevenir, controlar e restabelecer a função e a estética dos elementos dentais que foram  acometidos por essa lesão.  

Deixe o seu sorriso transmitir a beleza que há em você! 

Para saber um pouco mais sobre essa alteração, entre em contato.

Texto escrito por:
Dra. Mariane Freitas
Dentista
Niterói / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email