Rejuvenescendo o Olhar Após os 40 Anos

Rejuvenescendo o Olhar Após os 40 Anos
Rejuvenescendo o Olhar Após os 40 Anos

Tem se tornado cada vez mais comum a procura pela cirurgia plástica facial, assim como por procedimentos de rejuvenescimento, por pessoas de meia idade, geralmente após os 45 anos.

É interessante lembrarmos da “Síndrome dos 40”, ou “Crise da meia-idade”, quando as pessoas começam a se preocupar com os sinais do envelhecimento ao atingirem esse marco. E muitas delas realmente apresentam esses sinais. Um deles é o aspecto de cansaço causado pelo envelhecimento da região peri-orbitária (em volta dos olhos).

As queixas mais comuns são sobre as “olheiras”, bolsas e excesso de pele nas pálpebras superiores. A cirurgia das pálpebras – Blefaroplastia – melhora muito isso, devolvendo um aspecto mais “radiante” e jovial ao rosto. Mais agradável, mais harmônico.

Ultimamente, durante a pandemia (COVID-19) que vivemos em 2020, o uso obrigatório de máscara em locais públicos no mundo todo, fez com que as pessoas reparassem mais no terço superior da face, o que deu grande destaque aos olhos. Assim percebemos o envelhecimento dessa região, muitas vezes já presente em pessoas de meia idade, independente do sexo, raça ou etnia.

Os efeitos da blefaroplastia acabam beneficiando muito as pessoas que assumem cargos executivos e/ou que lidam diretamente com o público, sejam homens ou mulheres, pois sabemos que o contato com os olhos é de extrema importância para a identificação entre os seres humanos, assim como nos animais, que se comunicam com o olhar. Desta forma, um indivíduo transmite uma mensagem ao outro, que pode ter diversos significados. No caso dos negócios, destaca-se a primordial relação de confiança e a apresentação de uma boa disposição.

 

Qual o objetivo da cirurgia?

O objetivo é retirar o excesso de pele e também o excesso das bolsas de gordura, tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores. Essa retirada deve ser feita de forma muito comedida, se tratando de uma região bastante delicada. Estamos falando de milímetros que fazem toda a diferença!

 

Como é feita a cirurgia?

A Blefaroplastia é frequentemente realizada junto a uma cirurgia de Lifting Facial nos pacientes de mais idade, mas também pode acontecer de forma isolada. Geralmente se faz necessário o tratamento conjunto das pálpebras superiores e inferiores.

A operação é feita sob anestesia local com sedação (o paciente fica dormindo o tempo todo), sempre sob os cuidados de um médico anestesista, como é a rotina da clínica. A internação se dá por cerca de 6 horas, no total, recebendo-se alta no mesmo dia.

 

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório, em relação a outras cirurgias, é rápido e pouco doloroso. Faz-se compressas geladas nas pálpebras por cerca de 36 a 48 horas, para se evitar/reduzir o edema (inchaço) e a roxidão. Os pontos são retirados entre 4 e 5 dias. O paciente deverá evitar esforços na primeira quinzena de pós-operatório, mas poderá retomar o trabalho gradualmente, a depender do ofício de cada um. Isso naturalmente será planejado previamente junto ao cirurgião.

“Cirurgia Plástica é com o Cirurgião Plástico!”

É importantíssimo lembrar que essa cirurgia deve ser realizada somente pelos profissionais médicos e especializados em cirurgia plástica, por haver grandes chances de complicações e sequelas quando mal sucedidas, dada a complexidade da mesma. Infelizmente temos visto e recebido diversos casos de complicações pós-blefaroplastia por terem sido realizadas por médicos não-especialistas ou até mesmo, pasmem, por não-médicos. Isso é, inclusive, ilegal.

Você pode e deve verificar sobre o título do seu cirurgião plástico no site oficial da SBCP – www.cirurgiaplastica.org.br .




Dr. Alvaro Daher

CRM: 52-94033-0 / RQE: 26830

Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Formado pelo Instituto Ivo Pitanguy

Texto escrito por:
Dr. Alvaro Cosac Daher
Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email