Engasgos em bebês não são tão comuns quanto se costuma imaginar, mas eles acontecem e os motivos podem ser bastante variados. No final deste artigo você poderá ver as causas mais comuns.
Em situações como esta é importantíssimo manter a calma para conseguir ser o mais efetivo possível. Se estiver acompanhada de mais uma pessoa, peça para ligarem para o serviço de emergência 192.
Enquanto isso a primeira coisa a se fazer é analisar rapidamente a situação. Abaixo você verá uma lista de situações e o que fazer em cada uma delas:
Situação 1: Bebê não faz barulhos ou faz barulhos muito estranhos e está ficando roxo, vermelho ou azulado.
O que isso quer dizer: Isso quer dizer que o bebê pode estar com a respiração totalmente bloqueada.
O que fazer neste caso: Neste caso diversos organismos de saúde recomendam que se faça a manobra de Heimlich. Em bebês ela funciona assim: Apoie o bebê em uma das mãos, levemente inclinado para baixo, de forma que a boca seja a parte mais baixa, assim a gravidade o auxiliará na saída do objeto que obstrui a passagem do ar. Com a parte interna da outra mão faça pressão em forma de leves tapas nas costas do bebê. Faça isso por 5 vezes. Caso não veja nenhuma reação no bebê, vire o bebê para cima, mas ainda inclinado com a cabeça para baixo. Faça pressão com dois dedos na região do diafragma 5 vezes. Após a desobstrução leve o bebê para o pronto socorro para que seja avaliado e certifique de que não haja nenhuma obstrução residual ou qualquer outro problema.
Situação 2: Bebê está tossindo ou com engasgos.
O que isso quer dizer: Se o bebê estiver tossindo é um bom sinal. Sinal de que a passagem de ar está apenas parcialmente bloqueada.
O que fazer: Se o bebê está tossindo, a princípio deixe-o tossir, esta é uma reação natural do corpo e a mais eficaz para eliminar o que está atrapalhando a passagem do ar. Se persistir, por mais de 1 minuto, abra a boca do bebê e veja se consegue enxergar o objeto que está obstruindo a passagem do ar, caso você enxergue tente retirá-lo fazendo uma pinça com os seus dedos. Caso não enxergue o objeto, faça a manobra de Heimlich como explicado na situação anterior.
Sobre os alimentos, não é preciso deixar de oferecer a carne, o feijão e as frutas. Sobre o feijão, prefira sempre que esteja mais cozido. Corte a carne sempre em pedaços pequenos. Corte sempre as frutas de forma longitudinal – de cumprido.
Para evitar engasgos com objetos, evite deixar o bebê (ou a criança pequena) desacompanhado. Esta é a melhor forma de prevenir os engasgos e outros acidentes.