Matérias

Guia SaÚde Matérias

Estética Facial: Cirurgia Ortognática, Ronco, Apnéia e dores das ATMS

Dentista

Estética Facial: Cirurgia Ortognática, Ronco, Apnéia e dores das ATMS

A Cirurgia Maxilofacial é Especialidade cirúrgica que trata e corrige as malformações da face, como o prognatismo ( mandíbula e queixo para frente) e o retrognatismo (mandíbula e queixo para trás). Esses casos são tratados cirurgicamente e de forma definitiva através da Cirurgia Ortognática. Essa Cirurgia é planejada virtualmente caso a caso, estabelecendo a harmonia e estética facial, e ao mesmo tempo restaurando a função mastigatória funcional e respiratória. Em muitos casos, o ronco e a apnéia obstrutiva do sono ocorrem exatamente em Pacientes com a mandíbula mal posicionada, pequena ou recuada. E a cirurgia para a correção da posição da mandíbula pode ser o tratamento indicado para a resolução deste quadro que tem um impacto negativo muito significativo na qualidade de vida das pessoas. 

Em alguns casos, somente a posição do queixo pode estar alterada ou assimétrica, o que pode causar um impacto importante na estética facial. Para estes Pacientes, cirurgia indicada se chama Mentoplastia. Este é um procedimento cirúrgico mais simples, porém com resultados extraordinários.

Uma outra condição que afeta muito a qualidade de vida são as dores agudas ou crônicas das articulações têmporo – mandibulares (ATM). Essa articulação se localiza bem próximo ao ouvido e conecta a mandíbula com o crânio, o que faz com que seja confundida com dor no ouvido. Porém gerar também dores de cabeça crônica, dores no pescoço, dificuldade e estalos ao abrir a boca e se não tratadas, tendem a piorar com o passar do tempo.  Disfunções nessa articulação afetam mais as mulheres (80% dos casos) entre 20 e 40 anos. Fatores como má oclusão, bruxismo, apertamento dentário, trauma, estresse e alterações hormonais são causas das disfunções das ATMS. Atualmente, a maioria dos casos de disfunções, tratamos de forma não cirúrgica, através de procedimentos pouco invasivos e sem necessidade de anestesia geral.