Ginecomastia

A ginecomastia é uma condição que afeta os homens, caracterizada pelo aumento descontrolado das mamas, surgindo devido ao excesso de tecido da glândula mamária. Esse distúrbio também pode acontecer devido ao desequilíbrio dos níveis de estrógeno e testosterona, em decorrência da obesidade, através do uso de medicamentos, entre outros.

Como identificar a ginecomastia?

O principal sintoma da ginecomastia masculina é o aumento de uma ou de ambas as mamas, provocando inchaços, dor e sensibilidade em excesso na mama afetada.

Para que o diagnóstico seja confirmado, o paciente deve se submeter a um exame clínico para avaliação das mamas, do abdômen e dos testículos. Exames de sangue também podem ser solicitados para avaliar a função dos rins, fígado e tireoide, além de medir os níveis de estrógeno e testosterona.

Em alguns casos, o especialista pode recomendar exames como ultrassom dos testículos, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsia do tecido mamário. Esses exames possibilitam excluir outras doenças que causem o aumento da mama, como é o caso do câncer de mama.

Como é feito o tratamento da ginecomastia?

A cirurgia para ginecomastia pode ser indicada para reduzir o tamanho da mama afetada nos casos onde: o quadro não sofreu reversões em até 2 anos, os remédios prescritos para o tratamento não foram capazes de reduzir o tamanho da mama, caso exista a suspeita do câncer de mama e quando a condição interfere na autoestima do homem.

As principais cirurgias para eliminar a  ginecomastia são:

  • Lipoaspiração: Realizada para remover o excesso de gordura da mama, mas sem retirar as glândulas mamárias;

  • Mastectomia:  Procedimento executado para remoção da glândula mamária, é realizado através de pequenos cortes na pele, permitindo uma recuperação mais rápida.

Por fim, é importante ressaltar que as intervenções cirúrgicas são indicadas para homens acima dos 18 anos e que não obtiveram a resposta esperada após o tratamento clínico, ou que apresentam desconforto psíquico devido a ginecomastia.

Entre em contato e receba maiores informações sobre o tratamento cirúrgico.

Texto escrito por:
Dr. Paulo Padovez
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email